17 de jun de 2008

saber, sem fazer, ainda não é saber

Você, eu e nossos amigos, colegas e familiares fazemos aquilo que fomos condicionados a fazer, e aquilo que conscientemente repetimos até que se torne uma segunda natureza.

O único saber real é aquele que fazemos, não aquele no qual pensamos - porque idéias (por melhores que sejam) não provocam movimentos no universo, exceto quando são postas em prática.

Se você é um médico que "sabe" de todos os malefícios do cigarro mas, ainda assim, fuma, então você não sabe ainda, apenas tem a informação, mas ela não se integrou a você. Não é você. Não vive através você.. Saber é ter seu corpo tomado pelo conhecimento e controlado pelas melhores escolhas, levando sua vida e a vida de sua família ou empresa para uma nova realidade.
Por isso, tenha como meta da semana transformar ao menos uma informação em sabedoria, integrando a você um comportamento novo que beneficie sua vida e daqueles que estão com você.

Sorrisos cativam. Raiva afasta. Integre sorrisos ao seu dia-a-dia. Família, empresa e clientes agradecem. Mas faça isso, porque saber, e não fazer, ainda não é saber.
Mas há muitas possibilidades; retornar ligações cativa, não retornar afasta. Retorne as ligações das pessoas que são prioridade em sua vida pessoal e profissional.
Cumprir pequenas promessas lhe dá mais credibilidade, não cumpri-las acaba com você.
Confiar cativa, desconfiar afasta, amar cativa, odiar afasta... e assim por diante.
Estas são coisas que parecem elementares, mas que não passam de informação, a não ser que se tornem parte de você, todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos.

Seja no atendimento aos clientes, seja no relacionamento pessoal, seja no desenvolvimento do seu corpo e da sua mente, seja na criação e recriação do seu futuro, tudo depende de ação.
O melhor projeto de uma casa não vale nada, até que a casa seja construída. Por isso, o conhecimento sem a ação não tem valor de transformar sua vida.
Por isso, como disse Lao Tsé, saber, sem fazer, ainda não é saber.

O que você "diz" que sabe mas não faz? O que você pensa que sabe, mas não sabe?

Nenhum comentário: