09/10/2008

IL DIVO



Il Divo é o nome de um quarteto musical que tem como integrantes o suíço Urs Bühler (tenor), o norte-americano David Miller (tenor), o francês Sébastien Izambard (voz popular) e o espanhol Carlos Marín (barítono).

Idealizado pelo britânico Simon Cowell, o Il Divo é bastante comparado aos Três Tenores, mas difere destes por fazer uma mistura de música clássica com pop, o que permite aos cantores explorar e muito o seu potencial vocal.

Conhecidos por cantar novas versões de clássicos da música internacional, o grupo já gravou três CDs. No Brasil, a música Regresa a Mi (uma versão em espanhol de Unbreak My Heart, conhecida na voz de Toni Braxton) tornou o grupo bastante conhecido por ter sido incluída na trilha sonora da novela América, da Rede Globo.

O quarteto também já cantou em duplas, como aconteceu com Celine Dion (na canção I believe in you, que fez parte da trilha do filme 'O Rei Leão) e com Toni Braxton (Times of our lives, Tema da Copa 2006).

Ainda assim, muitas pessoas me falam nunca terem ouvido falar neles, mas ao ouvirem suas músicas apaixonam-se imediatamente. Então, para estas pessoas que estão conhecendo este quarteto maravilhoso agora, aqui vai um pouco sobre eles....

Grupo vocal cosmopolita de ópera-pop, o Il Divo foi criado pelo empresário musical britânico Simon Cowell e contratado pelo selo Sony-BMG. A idéia da criação do Il Divo surgiu após Cowell ouvir a interpretação de Andrea Bocelli e Sarah Brightman para “Con te partirò”. Ciente dessa nova apreciação para vozes líricas e música clássica, ele decidiu formar um quarteto multinacional.

Cowell conduziu uma busca internacional por jovens cantores que estivessem dispostos a embarcar no projeto Il Divo, que durou 2 anos - de 2001 a dezembro de 2003, quando o quarto membro, o tenor americano David Miller, assinou contrato. A formação estabelecida inclui, além de Miller, o barítono espanhol Carlos Marín, o tenor suíço Urs Bühler e o cantor pop francês Sébastien Izambard.

O Il Divo canta em espanhol, italiano, inglês, francês e latim. Entrou para a edição 2006 do Guiness Book com o álbum mais multinacional a atingir o topo das paradas no Reino Unido.

Uma estrela da constelação de Ursa Major, localizada em RA11h39m35.62sDEC+37.27479 MAG11.02. foi batizada de “Il Divo” por causa do quarteto.

A estréia do Il Divo foi com o álbum homônimo em 2004. Gravado na Suécia e no Reino Unido, “Il Divo” teve como primeiro single “Regresa a mí”, versão em espanhol para o hit “Unbreak my heart”, sucesso do R&B na voz de Toni Braxton. Entre as demais canções, “Mama” (primeira canção original do grupo), “A mi manera” (versão de“My way”, imortalizada por artistas como Frank Sinatra e Elvis Presley) e a música vencedora do Festival de San Remo 1994 “Passerà”. O álbum atingiu o número um em vendas em sites como Amazon.com e BarnesandNoble.com após uma aparição na tv norte-americana no programa“The Oprah Winfrey Show”, em abril de 2005. No Reino Unido, “Il Divo” desbancou o álbum do queridinho da música britânica, Robbie Williams, e chegou ao topo da parada. O mesmo ocorreu em mais 13 países ao redor do mundo, além de atingir o top 5 em outros 25 países. No Brasil, o quarteto tornou-se conhecido após “Regresa a mí” ter entrado na trilha sonora de uma das novelas de maior popularidade dos últimos tempos, "América”, de 2004.

Como o primeiro álbum, o segundo trabalho do grupo, “Ancora”, também foi gravado na Suécia e no Reino Unido. Lançado em novembro de 2005, alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas e na Austrália após apenas uma semana de seu lançamento. Nos EUA, foi lançado em janeiro de 2006 e entrou nas listas da Billboard como número um – foram mais de 150 mil cópias durante sua primeira semana de vendas. “Ancora” traz entre seus sucessos canções como “Isabel”, “Solo otra vez” (versão em espanhol de “All by myself”) e um dueto com a estrela canadense Céline Dion em “I believe in you (Je crois en toi)”. No fim do mesmo ano, o Il Divo lançou nos EUA o álbum “The Christmas Collection”, contendo canções natalinas como “White Christmas” e “Silent Night”, além do clássico das trilhas sonoras cinematográficas “Over the rainbow”.

Lançado em novembro de 2006, o álbum “Siempre” chegou ao número um na United World Chart após 3 semanas do seu lançamento, à frente de Beatles, Eminen e U2. Vendeu 472 mil cópias pelo mundo apenas na semana que precedeu o feriado de Natal daquele ano, a maior venda de um álbum naquele período. Entre as canções de “Siempre” estão “Notte di luce” (versão italiana de “Nights in White Satin), o sucesso de Lucio Dalla “Caruso” e “Desde el díaque te fuiste”, versão em espanhol do hit dos anos 70 “Without you”.

Além dos 4 álbuns gravados desde sua formação, o Il Divo já lançou 2 DVDs. O primeiro, “Encore”, traz um documentário com depoimentos dos integrantes do grupo e comentários de Simon Cowell entremeados com performances ao vivo filmadas no Teatro Romano de Mérida, na Espanha. Também nesse DVD estão disponíveis os videoclipes de “Regresa a mí” e “Mama”, assim como os bastidores das gravações. O segundo, “Live at the Greek Theather”, capturou o concerto realizado em Los Angeles, Califórnia, quando o grupo apresentou os principais sucessos dos álbuns “Il Divo” e “Ancora”. O DVD traz como extras uma entrevista com Carlos, David, Sébastien e Urs, e ainda 3 versões do videoclipe da canção oficial da Copa do Mundo de Futebol da Alemanha, “The time of our lives”, em dueto com Toni Braxton.

A primeira turnê mundial do Il Divo aconteceu em 2006, com 6 meses de apresentações pela Europa, EUA e Austrália. Terminada sua maratona de concertos, eles participaram como convidados especiais de todos os 20 shows da turnê norte-americana de Barbra Streisand. Ainda em 2006, o grupo cantou “The time of our lives” com Braxton na abertura e no encerramento da Copa do Mundo.
Eu sinceramente AMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(da esquerda para direita, Sébastien, Urs, Carlos e David.)

Um comentário:

Colombe disse...

Os Il Divo têm em si a leveza e a força do vento
O brilho e a luz das estrelas
A quentura e a frescura de um sol orvalhado
O aroma das madrugadas primaveris
O sorriso maroto de gaiatos infantis
O laço de um abraço que a voz não desata
e embarga no rosto
uma lágrima serena!
Os Il Divo são a estrela que suaviza a dor e orienta incertos passos
São o encantamento que afaga a alma
Quando cansada se abandona...
9.4.09