20 de fev. de 2009

Faça parte da solução, e não do problema!













"É fácil livrar-se das responsabilidades.


Difícil é escapar das conseqüências por


se ter livrado delas"


(Graciliano Ramos)

Anúncio da WWF – Bélgica para alertar sobre o aquecimento global
Dicas para combater o aquecimento global.
Faça parte da solução, e não do problema!
:: Compre consciente
Uma garrafa de um litro requer menos energia que 3 de meio litro. Alem disso, compre produtos de papel reciclado: ele precisam de 70% a 90% menos energia para serem feitos e previnem a derrubada de florestas.

:: Escolha produtos que tenham a opção de refil
Assim você diminui a produção e a energia gasta para fazer o produto.

:: Compre alimentos frescos em vez de congelados
Alimentos congelados usam 10 vezes mais energia para serem produzidos.

:: Plante uma árvore
Uma arvore absorve 10 toneladas de dióxido de carbono durante a sua vida. Alem disso a sombra fornecida pelas arvores pode reduzir o uso do ar condicionado em 10%. Comece agora mesmo e plante uma árvore... www.clickarvore.com.br

:: Deixar o carro na garagem
Caminhe, dê umas pedaladas, compartilhe o carro com o vizinho, ou vá trabalhar de ônibus de vez em quando. Cada 10 quilômetros sem utilizar o carro é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono no ambiente.

:: Reciclagem
Acredite ou não, se você reciclar apenas a metade do seu lixo estará deixando de emitir em torno de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais. Sua cidade não tem coleta seletiva de lixo? Tudo bem, promova a idéia entre os vizinhos da sua rua. Já é o início.

:: Pressão dos pneus
Manter a pressão dos pneus no valor correto ajuda a melhorar o rendimento do combustível do automóvel. Se não sabe a calibragem correta, olhe na parte interna da tampa de combustível ou no manual do carro. Cada litro de gasolina libera 2.5 Kg de dióxido de carbono.

:: Sacolas plásticas e embalagens
Pare de brigar com a caixa do supermercado porque ela colocou toda a sua compra numa sacolinha só e evite produtos com embalagens plásticas. Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano. Você pode também usar uma bolsa própria (lona ou pano) quando for às compras.

:: Comprar a briga
Converta-se em parte da solução e não do problema. Assim como a eu, a Bertollini e tantos outros, divulgue esta mensagem. Comece a agir.









































.

Nenhum comentário: